CURIOSIDADES
4 parasitas que controlam
seus hospedeiros
1 - Ophiocordyceps unilateralis (fungo zumbi)
O Cordyceps unilateralis é um fungo completamente perigoso para os insetos, pois é extremamente letal. Ele serviu de inspiração para a Sony criar o premiado jogo The Last of Us.Voltando ao assunto, o Cordyceps foi descoberto em 1859 pelo naturalista Alfred Russel Wallace, tem como Habitat natural florestas tropicais como as do Brasil, e seu alvo favorito são as formigas. Em contato com insetos, não importa qual, ele os faz mudarem seus padrões de comportamento. As formigas são um exemplo, pois sempre estão andando em grupo, porém, a formiga que tem o parasita se desorienta e anda, sem enxergar direito, em direção a uma área úmida e ideal para o fungo, normalmente debaixo de uma folha onde fica inerte tendo seus nutrientes sugados até a morte.
Cordyceps após seu ciclo |
Após 24 horas hifas de fungos minúsculas se formam no cadáver e por fim um talo é expelido dela lançando esporos para mais insetos se infectarem com o fungo.
2 - Toxoplasma Gondii (rato suicida)
Descoberto por Nicolle & Manceaux em 1908, esse parasita contamina ratos e ratazanas fazendo com que eles não tenham medo de gatos, pior, são atraídos pela urina dele com o intuito de serem ingeridos. É considerado um dos manipuladores de hospedeiro mais famosos. Cerca de 30% a 60% da população está contaminada por esse parasita, mas ainda não se sabe se ele afeta o comportamento humano.
Em 2006, Kelvin Lafferty, do Centro de Pesquisa Geológica de Santa Bárbara, nos Estados Unidos, encontrou evidencia de mudanças de comportamento em humanos contaminados, porém a pesquisa não foi conclusiva.
O parasita entra no organismo do rato e causa uma mutação no seu cérebro e faz com que ele, sem medo, seja devorado pelo gato. O intestino do gato é o seu habitat natural. Estudos recentes mostram que o comportamento agora é permanente, ou seja, mesmo se o parasita sair do organismo a mutação continua. Que bizzaro!!
3 - Paragordius tricuspidatus (insetos suicidas)
Aí vai a explicação do porquê de aquele grilo ter se matado na piscina.
Bom, isso ocorre por causa do parasita que leva o seu hospedeiro a fazer isso. Na sua fase adulta ele vive e se reproduzir na água, por isso o suicídio do hospedeiro na piscina. Inicialmente a parasita infecta o grilo. Então o manipula para se jogar em um ambiente aquático. Realmente é algo impressionante e devido a esse tamanho ele demora cerca de 10 minutos para sair do grilo.
Veja a imagem:
Porém, o movimento do verme e o grilo acabam atraindo predadores que devoram sua presa junto com o verme, como peixes e rãs. O verme não entrega os pontos tão fácil, e tenta escapar desses predadores.
4 - Ampulex Compressa (vespa-jóia)
Se você já viu o filme Alien com certeza o que vou falar aqui não é novidade. Imagine um inseto saindo de dentro da saindo da sua barriga e devorando seu corpo... Bom, esse animal existe.
Coincidência? Acho que não!! |
Esse cruel inseto procura sua presa, normalmente uma barata comum (Periplaneta Americana), ela primeiramente ataca a barata com uma picada no tórax, deixando incapacitada sua patas dianteiras e imóvel por alguns segundos, após a barata ficar imóvel ela desfere uma segunda picada na cabeça ou próxima dela (“HEADSHOT”), deixando a futura hospedeira de suas larvas quieta apenas limpando suas patas e antenas, a pobrezinha esta condenada a ser um zumbi. Isso acontece, pois o veneno causa um bloqueio parcial nas funções da dopamina que é responsável pelo movimento, e também pela sensação de prazer.
Como a barata não tem como se mover a vespa sai a procura de um buraco. Após encontrar, conduz a barata até ele, corta sua antena e se alimenta da hemolinfa (sangue de inseto), para renovar suas energias, após isso ela agarra outra antena e o leva para seu ninho, a barata segue ele docilmente sem resistir, então a vespa coloca um ovo na barata e sai para nunca mais voltar.
A larva se alimenta da hemolinfa e até o estágio adulto, para depois sair de dentro da barata do modo mais brusco e nojento que se pode imaginar.
Por favor, comente qualquer erro que você perceber, critique, elogie, beba um café, e compartilhe nossa página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário