sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Escudo do Mestre #3 - 5 passos para criar um personagem de RPG

 5 passos para criar um personagem de RPG


Viemos falando muito aqui no Escudo do Mestre sobre como iniciar uma partida. Já falamos até brevemente sobre criação de personagens, e hoje vamos nos aprofundar nela.

Um personagem é o quesito essencial para jogar RPG. Ele é o seu porta-voz dentro do jogo, sem ele você não passa de um  observador curioso (a não ser que você seja o narrador), e não poderá ter a imersão real representada pelo role-playing. Mas como podemos fazer com que ele seja único, seja excepcional? Se você quer que ele seja memorável para você e para os outros jogadores, siga os nossos passos, humildemente apresentados agora:


1 - Histórico

 



Geralmente, jogadores começam a criar um personagem mecanicamente, pensando apenas nos poderes e números que representam o mesmo. Mas, no RPG, a essência de um ser é o seu background (falaremos futuramente sobre criação de background), sua história. Veja bem: Em um filme, a primeira coisa que ficamos sabendo sobre o protagonista é a sua história. Ele é um padeiro que salva o mundo de alienígenas? Desde quando ele faz isso? É uma feiticeira elfa caçadora de recompensas? Mas por quê? Por que motivação ela faz o que faz? É isso que você deve colocar na mistura mágica que é um personagem de RPG. Perguntas importantes para fazer antes de criá-lo, são:

O que o motiva?
Desde quando ele faz isso?
Quais são suas relações com as pessoas?
Ele tem conflitos internos, dificuldades financeiras/emocionais?

O ideal, na hora da criação, não é apenas falar para os outros jogadores o que aconteceu no ano x, quem o personagem matou no mês y. O ideal é realmente escrever uma biografia fictícia do seu personagem. Pode ser desde um breve resumo, até um livro inteiro contando a história dele. Mas escreva. É um exercício de criatividade, e vai ajudar a deixar seu personagem mais rico.

2 - Personalidade


Ele pode ser brigão, pacífico, irônico, ranzinza, sério... Existem milhões de possibilidades para colocar no jeitinho de ser único do cara que você está criando. É importante ressaltar que boa parte da personalidade dele vai estar relacionada com o background, com a história. Aliás, esses dois elementos estão diretamente relacionados. Não faria sentido se um personagem sério e determinado tivesse virado um bobo da corte assassino apenas para completar uma missão passada, por exemplo.




A personalidade é o que você terá de mais forte no personagem, é o que deixa ele singular, diferente de todos os outros. É muito importante trabalhar isso quando estiver no processo de criação. 

3 - Equilíbrio


É difícil um RPG funcionar de maneira razoavelmente bem com dois personagens iguais. É importante que a equipe que vai enfrentar os desafios propostos pelo mestre seja versátil. Como assim? Se você ver que 3 personagens da equipe tem um atributo alto, como por exemplo, a destreza, e nenhum personagem com uma inteligência boa, seria interessante investir mais em inteligência do que destreza. Isso deixa a equipe mais útil, com cada um tendo uma especialização. Assim vocês estarão melhor preparados para o que vier!


Para terminar. Digamos que o seu personagem completamente pronto, e você não pode mudar os atributos dele para tornar a equipe mais versátil. Nesse caso, tente conversar com os outros jogadores, de forma a buscar o equilíbrio entre os membros do grupo.

4 - Aos números!

 

Agora é necessário finalmente criar a ficha. Ela é que limita o que seu personagem consegue fazer ou não.

Dependendo do sistema, o seu personagem vai ter atributos diferentes. Mas basicamente, é a mesma coisa, os atributos, como Força, Destreza, Inteligência (vai mudar de sistema pra sistema), e o pontos para habilidades, perícias e equipamentos.

Nessa etapa, você provavelmente precisará consultar o mestre, e lembre-se sempre de ter coerência. Não é muito comum que um bárbaro tenha inteligência alta, ou um arqueiro tenha força absurda. Mas eles geralmente têm, respectivamente, Força e Destreza altos. A criação de ficha, pelo menos para mim, é a parte mais chata de todo o processo criativo. Mas é necessário, então mãos à obra!

5 - Personifique


Essa é um prática que comecei a fazer em um RPG de Star Wars. Com o personagem criado, história feita, ficha completinha, e toda a lábia para descrevê-lo, ainda faltava algo. O personagem até então era abstrato. Mas existe uma forma de deixá-lo mais concreto.



Essa forma é conseguir referências visuais para ele. Se você tem talento para desenho, pegue papel e lápis, e descreva sua imagem da melhor forma. Agora, se não tem muita habilidade, faça a coisa mais previsível que poderia fazer. Peça para o Tio Google!




Existem milhões de imagens de personagens de RPG, e não só no Google (Muitas que eu consegui naquele RPG de Star Wars foram achadas no Pinterest, ArtStation, etc.). Nem sempre as imagens vão definir perfeitamente aquele ser que você colocou no mundo (no mundo fictício, pelamor!). Portanto pode roubar várias imagens da internet, sem medo, afinal, são só referências, nenhuma imagem vai definir com exatidão seu personagem.

E agora que você conseguiu criar o cara, só resta uma coisa: Jogue! Atue, dê o toque final, a descarga elétrica no seu Frankenstein, a última gota da poção, faça-o ser real. E divirta-se, sempre.


Semana que vem: Daremos uma pausa no nosso conteúdo introdutório ao RPG, para a edição de Halloween. Mas na edição 7, voltaremos com um resumo dos sistemas mais famosos para você começar a jogar.




 

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