A origem do Halloween (e outras datas)
É, a edição de Dia das Bruxas já está chegando ao fim (já era hora), e nós ainda não falamos do principal, a história do halloween! Pois agora você vai saber a origem da data, seus relacionados, como Dia de Todos Santos, e também halloween em outros países.
O Dia das Bruxas
É a véspera do Dia de Todos os Santos. Esse dia foi instituído em 1º de novembro pelo Papa Gregório III, celebrando os mártires cristãos. O Halloween em si surgiu como uma festa celta chamada Samhain na qual, segundo eles, todos os espíritos dos mortos saíam do seu mundo e vinham para o mundo dos vivos. Na verdade, para eles, o ano-novo iniciava em 1º de novembro, quando também começava o inverno. Nas festividades os celtas ofereciam doces para agradar os mortos, assim como vestiam fantasias assustadoras para serem confundidos com mortos, e portanto, ficassem protegidos deles.
Depois de o cristianismo dominar o Império Romano, criando o Dia de Todos os Santos, passaram a chamar o Samhain de Dia das Bruxas, condenando-o, pois era um feriado pagão.
Em inglês medieval, o Dia de Todos os Santos chamou-se All-Hallowmas, e o Dia das Bruxas, portanto, virou All-Hallow Eve (Eve significa véspera). Com o tempo, a expressão virou Halloween.
Mas a Igreja não estava satisfeita, e buscava aumentar sua influência no mundo. Como o objetivo de criar uma data semelhante ao Halloween, então, foi criado o Dia de Todas as Almas, em 2 de novembro, hoje conhecido como o Dia de Finados.
O Halloween é praticamente uma indústria hoje nos Estados Unidos, onde a festa foi reforçada pela migração dos irlandeses após a Grande Fome. Ela não é tão forte no Brasil, visto que a quantidade de cristãos no nosso país é grande.
Día de Los Muertos
Equivalente do México ao nosso Finados, é uma grande comemoração aos falecidos, com festejos, homenagem, e decoração muito colorida nos túmulos dos parentes que já se foram.
Enquanto aqui no Brasil celebramos a data dos mortos com choro e pêsames, no México eles abusam das cores, da alegria e até desfiles semelhantes a um carnaval.
Enquanto aqui no Brasil celebramos a data dos mortos com choro e pêsames, no México eles abusam das cores, da alegria e até desfiles semelhantes a um carnaval.
Por favor, comente qualquer erro que você perceber, critique, elogie, beba um café, e compartilhe nossa página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário