sábado, 19 de novembro de 2016

Review - Animais Fantásticos e Onde Habitam (Fantastic Beasts and Where to Find Them) - Sem spoilers


Animais Fantásticos e Onde Habitam (Fantastic Beasts and Where to Find Them)




Acaba de ser lançado nos cinemas a adaptação do livro Homônimo de J.K. Rowling, com roteiro pela autora, e direção por David Yates. O filme se passa no mesmo universo de Harry Potter, fazendo muitas referências incríveis aos filmes originais, e inaugura uma pentalogia que promete fazer barulho nas telonas.

Pois o paladino foi ao cinema assistir esse sucesso repentino, e traz um review completo para quem já assistiu, e sem spoilers para quem ainda não assistiu. 

Uma pequena sinopse


Newt Scamander, um magizoologista (que no universo de Rowling é um estudioso de animais mágicos) que carrega uma maleta cheia de animais fantásticos, chega na cidade de Nova York com um objetivo secreto. Mas ao chegar, ele acaba trocando de maleta com o padeiro trouxa Jacob Kowalski, que sem querer permite que maleta se abra, e alguns animais escapem lá de dentro... Ao mesmo tempo, a comunidade mágica norte-americana tenta lidar com os ataques do bruxo das trevas Gellert Grindelwald, os transtornos ligados a uma força das trevas parasita de crianças, e a exposição do mundo mágico aos não-majs. E nesse cenário, Scamander precisa recuperar os animais fugitivos, reparar suas confusões, e ainda lutar, ao lado de Kowalski e duas mulheres da MACUSA, com a força das trevas que ataca a cidade de Nova York.


Primeiras impressões


Confesso que minha expectativa para essa produção estava bem baixa. Não sei se porque estava um pouco decepcionado com os últimos filmes de Harry Potter, ou se porque eu não acreditava no potencial marketeiro de J.K., que apesar de tudo, conseguiu reerguer seu universo e levá-lo para as telas.

Sinceramente, eu acho que quando não esperamos muito de algo, aquilo acaba nos surpreendendo. Por isso existem tantas opiniões diferentes a respeito de várias obras cinematográficas. Pois bem, eu me senti surpreso ao assistir Animais Fantásticos e Onde Habitam, tanto que saí do cinema ouvindo os aplausos do público. 



Em primeiro lugar, a ideia do filme é muito boa. Um tímido estudioso que viaja para a Nova York da década de 20 carregando uma pequena maleta com dezenas de animais exóticos e acaba deixando alguns deles escapar é a definição de mágico e fantástico. Em segundo, a ambientação é incrível. O fato de nos distanciarmos um pouco da Londres de Harry Potter, e principalmente, a construção de figurinos e cenários do início do século 20, é algo que me emocionou. Animais Fantásticos tem seus erros também. Então eu, pobre trouxa, vou parar de papo e ir ao verdadeiro review, dando minha nota. Só quero acrescentar que dividirei meus 10 pontos em cinco partes:

Roteiro e Enredo - Estarei analisando a linha temporal e o sentido do filme, e também a mensagem que ele tenta passar (se houver) .
Estética - Inclui cenários, figurino, trilha sonora, efeitos especiais e outros.
Ação - Análise de como as batalhas e/ou resolução dos problemas ocorrem, e se os personagens agem de forma coerente com o roteiro.
Elenco/personagens - Basicamente, analisar a escolha dos atores e se o trabalho deles foi bem feito, mas também checar os personagens em si.
Ambientação - Estudo do clima, do emocional do filme, e dos momentos de tensão. Também sobre onde e quando ocorrem as cenas de ação.

Review (finalmente!)


Roteiro e Enredo - 1,6

Acho que essa é a coluna mais frágil de Animais Fantásticos. Eu já tiro três décimos de nota pelo fato de que eu queria ver mais das Fantastic Beasts. Tendo o título do filme e a ideia principal, eu esperava que o clímax do filme fosse em torno disso, talvez fazendo uma ligação melhor do obscurius da maleta de Newt com o obscurius que possuía o corpo de certo personagem que eu não posso revelar o nome. Mas o que vi, na verdade, foi um roteiro baseado principalmente na ameaça da exposição da magia, e nos ataques da tal força das trevas. Outro ponto que me incomodou, que já tiro 0,1 da nota, foram algumas previsibilidades, como o fato de o vingador do futuro ser Jack Sparrow (só quem assistiu vai entender) e de alguns clichês, que provavelmente nunca vão sumir do cinema. Mas tirando isso, o roteiro é agradável, e com uma ideia bem original.




Estética - 1,8

Não preciso dizer muito dos figurinos, ou dos cenários de Nova York (parece que estamos realmente lá), ou falar dos efeitos especiais, já que eu sou péssimo para perceber erros numa computação gráfica. Por cima, eu posso dizer que é um filme bonito. Quanto à trilha sonora, por James Newton Howard, não é muito marcante, mas funciona nas cenas onde está. Agora, logo no início do filme, quando ouvimos aquela musiquinha típica, pode se sentir um arrepio seguido de uma sensação de nostalgia.




Ação - 1,8

Algo que pra mim não fez muito sentido, mas pra outras pessoas pode fazer, é o porquê de Goldstein entregar Scamander para a MACUSA. Ela poderia ter simplesmente ajudá-lo a recuperar os outros animais, pois sabia que seria repreendida. Por isso tiro um décimo. O resto foi regular, os personagens seguem sua personalidade, Newt transparece seu carinho pelos animais. As batalhas são outro ponto aceitável, nada muito extraordinário, porém coerente, exceto as poucas batalhas de varinha, que para mim são sempre demais. 



Elenco/personagens - 2,0


Os atores foram bem escolhidos, e cumprem seu papel. Os personagens são cativantes, têm uma personalidade bem delineada, e são memoráveis. Desse quesito não posso tirar pontos negativos.



Ambientação - 2.0


 

Esse foi o fator que mais me marcou. Animais Fantásticos e Onde Habitam tem um clima mais tenso, remetendo até à caça às bruxas da Idade Média. Já em outras cenas, principalmente nas de Newt, Jacob e as mulheres da MACUSA, podemos sentir um clima leve, mais descontraído, e nostálgico. Eu adorei poder ver novos feitiços, e aquela mitologia que só Rowling tem, como a cena do bule e a barata. O humor foi bem usado, principalmente nas cenas do padeiro Kowalski. Os locais das batalhas, como o "metrô" e a sede do Congresso de Mágica, foram muito bem escolhidos.



NOTA FINAL: 

9,2/10


Animais Fantásticos foi realmente uma surpresa, e acredito que Rowling tenha se superado, criando uma trama diferente, que mostra outras faces do seu universo. Além do mais, é um filme que trabalha muito bem em cima do seu emocional, e também é divertido. Talvez o roteiro tenha tido pontos negativos, mas que poderiam ser suprimidos pela nostalgia que é ver magia na sua forma mais pura novamente no cinema. Portanto minha recomendação é: ASSISTAM!


“Will we die, just a little?”







Você concorda ou discorda desse review? Só leu besteiras, ou viu alguma coerência? Dê a sua opinião, ela é muito importante pra nós.









Por favor, comente qualquer erro que você perceber, critique, elogie, beba um café, e compartilhe nossa página.

2 comentários:

  1. Algumas partes foram muito bem colocadas, apesar de eu não concordar na parte que deveriam mostrar mais os animais fantásticos, sairia da relação com Harry Potter e se tornaria outro filme, mas adorei o review!!

    ResponderExcluir

Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...