quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Escudo do Mestre #2 - Como jogar RPG afinal

Como jogar RPG de mesa

 

Enfim, chegamos ao ponto. Você que viu a matéria sobre O Que é RPG?, deve estar ansioso para começar a jogar. Aliás, se você já joga, saiba que esse texto é especialmente para iniciantes. Mas isso não te impede de ler, conhecer outras opiniões a respeito e comentar para tornar nossa experiência mais abrangente.  

Vamos explicar para você, caro leitor, de duas formas: a primeira, vai ser o modo clássico de jogar. A segunda, caso você não tenha dinheiro/paciência para procurar os materiais/tempo e caso tenha pressa/ansiedade para jogar, vai falar de um modo mais prático de começar.  



Mas, para os dois modos, há um passo inicial: Conseguir um grupo. Para o modo clássico, sugerimos que você arranje um grupo já experiente em RPG de mesa. Mas, se você gosta de viver perigosamente (ou nem tanto), pode começar do modo clássico com um grupo de amigo inexperientes (pode ser que um ou dois dos seus amigos já joguem). Se nenhum dos seu grupo saiba jogar, ou alguns tenham vontade de jogar mas nunca tiveram a oportunidade, ou nem mesmo saibam o que é RPG, mostre a eles o nosso texto: Introdução ao RPG. Também existem vários sites e vídeos na internet explicando.




Não tenho amigos, com quem eu jogo?

Achamos difícil que você não tenha ninguém para convidar, mas devemos trabalhar com possibilidades. Caso você não tenha NENHUM amigo, o RPG é uma ótima ocasião para fazer alguns. Pergunte a colegas da escola, do trabalho, vizinhos, se eles não se importam em conhecer um jogo novo. Explique com o máximo de detalhes, sempre de maneira positiva. Você sempre pode se divertir, e conseguir os tão esperados amigos. Outro jeito de conseguir parceiros de jogo é pela internet. Existem grupos nas redes sociais abertos para quem quiser jogar, mas sempre tome cuidado.

Ninguém se interessou em jogar "esse tal de RPG", o que faço?

Se você não encontrou absolutamente ninguém em toda a sua cidade/país/galáxia, Ainda há uma solução. Como dissemos, procure nas redes sociais ou no portal Roll20. dificilmente você não encontrará ninguém para jogar. Caso você tenha pouca gente, ou só uma pessoa companheira cheque:

Modo clássico

Se você for uma pessoa que gosta de fazer tudo direitinho, da maneira mais correta possível, recomendamos começar a jogar desse modo. Mas, ele também exige que você compre alguns materiais, que mostraremos a seguir. Sinceramente, eu não comecei desse modo, comecei na verdade pelo modo prático. Não me arrependo, aliás, alguns do meu grupo original dizem que eu não sigo as regras básicas do RPG. Ainda assim, insisto: Você não precisa seguir as regras à risca para se divertir, e essa é a mágica do RPG.
 
Para começar a jogar da maneira que muitos começam, você precisa saber o que são sistemas. Sistema são conjuntos de regras, geralmente com um cenário predefinido, para nortear os jogadores. São exemplos desses o famoso D&D, Vampiro: A Máscara, e Tormenta RPG. É importante salientar que existem sistemas para todo o tipo de cenário, de ficção científica a fantasia medieval, de futuro apocalíptico até RPG Bíblico. Se você deseja criar um sistema ou apenas um cenário totalmente novo, pode, mas falaremos isso mais adiante. Basta saber que existe um sistema que pode ser aplicado a qualquer cenário que você puder imaginar: É o GURPS, você pode pesquisar mais sobre ele >>  O que é Gurps?  -  Gurps






Quando escolher um cenário (o mais comum para iniciantes é fantasia medieval), e respectivamente o sistema, recomendamos que compre livros de regras desse sistema. Os livros não são fáceis de achar em lojas físicas, mas na internet (sempre nela) há muitas opções de escolha. Mais importante do que os livros de regras, são os DADOS... Geralmente, RPGistas usam dados multifacetados (Ora, todos os dados tem múltiplas faces!). Um exemplo bom é o D20, sim, um dado com 20 lados. Existem vários tipos de dados assim, para vários tipos de jogadas, e vários sistemas diferentes. 



Assim que conseguir os dados, que não são caros, é bom ler o livro de regras que comprou. Também existem edições gratuitas na web, para rápida leitura, caso não queria gastar, mas o importante é saber o mínimo das regras do sistema. Faça com que todo o grupo leia, ou então explique a eles as normas. Não precisa ficar obcecado, aliás. Regras são regras, mas lembre-se que isso é só um jogo para se divertir, onde ninguém compete entre si. É comum que o narrador do jogo domine as regras com mais precisão, e é o que nós recomendamos. Falando nele, o mestre deve preparar, a partir do(s) livro(s) que tem em mãos, um cenário. Se ele, que também pode ser você (!), não tiver criatividade, há várias ideias boas na já citada internet. 

Agora é a vez dos jogadores. Eles devem criar seus personagens e as ficha dos mesmos, que servem para determinar, ou limitar, o que o personagem pode fazer ou não. Dependendo do sistema, você vai precisar ler bem as regras para conseguir preencher as lacunas da ficha. Por isso sugerimos que você tenha alguém experiente para auxiliá-lo. Em quase todos os sistemas, as fichas apresentam os atributos do personagem; Por exemplo, se você joga com um mago, e ele tem 5 de destreza, o valor que cair o dado vai ser somado a esse atributo para definir o sucesso da jogada, sempre, depende do sistema usado



Caso não tenha NINGUÉM experiente em RPG no grupo, é melhor já pular para o método 2

Ainda falando sobre criação de personagens, é sempre conveniente usar o bom-senso para criá-los. Não seria coerente colocar força alta em um mago, ou sabedoria alta em um anão. Mas lembre-se que no roleplaying a diversão deve reinar

Usar um sistema predefinido para jogar é desafiador, e abordaremos esse assunto mais tarde, falando sobre vários gêneros, experiências e vivências.  

Modo prático

 É justamente aqui que eu queria chegar. Achou o primeiro modo muito complicado? Quem disse que você não pode começar por aqui, e aos poucos, ir entrando no modo clássico de jogar roleplaying? Se você fez essas perguntas, vai adorar o segundo jeito. 

Para começar, provavelmente você só vai adotar esse modo se não quiser usar um sistema predefinido. Então crie o seu. Estabeleça regras simples, que todos entendam, e conforme você vai ganhando experiência, incremente ou altere essas regras. Quanto ao dado multifacetado, eu particularmente indico o D20 e sua prole, mas você pode usar um dado de 6 faces, uma moeda, pedra-papel-tesoura-lagarto-spock, ou o que quiser, afinal o sistema é seu. O importante mesmo é o fator improbabilidade, que deve estar presente seja representado por um dado, seja por jo-ken-po. 




Digamos que nesse seu primeiro rpg você seja o mestre. Com os personagens e fichas prontas (se você quiser usar fichas no seu sistema próprio), você começa a narrar um cenário, apresentando um problema no plot (trama), e desafiando os jogadores a resolvê-lo. Nunca obrigue os jogadores a seguirem pelo caminho que você criou, mas disponibilize vários caminhos com obstáculos diferentes. O narrador nunca escapa da improvisação, então não perca muito tempo criando um roteiro. Lembre-se sempre que o RPG é como um teatro, ao vivo, e que, apesar de improvisado, ele tem um norte, um tema principal no qual os jogadores interpretam. E esse teatro é desenvolvido em cooperação, não apenas o mestre o faz.




Se você quiser ser o mestre, o que não é indicado para uma primeira vez, capriche na descrição de cenários, e nunca narre as ações dos personagens. Se for o jogador, viva o personagem. Interprete como ele faria se existisse na vida real. Ajude a criar a história épica junto com seus parceiros, e divirta-se!Achou que esse texto não explicou muito bem o que você queria saber? Comente, faça sua pergunta, nos comprometemos em responder. Semana que vem traremos um resumo do sistema mais famoso, classes e dicas.

- texto por: Pato Épico 




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