sábado, 17 de setembro de 2016

PRINCIPAL - Odisseia Nerd

A história Nerd em um só texto


Quando falamos em Nerd para uma pessoa fora desse meio, imaginamos que ela logo pensa:


Por incrível que pareça, esse estereótipo também é a primeira coisa que aparece em qualquer site de busca se você digitar a palavra.


Camisa para dentro das calças, óculos remendado, cabelo cheio de gel, pessoa às vezes isolada da sociedade, meio idiota mas sempre muito inteligente. Para os próprios, isso é uma imagem bem distante da realidade, e muito depreciativo. Para os leigos, é algo bem comum de se ver. Hoje vamos falar, aqui, sobre a história, origem do termo, diferença entre nerd e geek, e o que é, afinal, um Nerd Renascentista.

 1 - Quando surgiu o primeiro nerd?

Poderíamos apontar, como primeiro nerd da história, o filósofo e matemático Tales de Mileto. Vamos contar um pouco da história dele.




Tales nasceu na atual Turquia, na cidade de Mileto, por volta de 624 A.C.. Essa cidade, na época colônia grega, foi a terra natal de muitos dos maiores filósofos pré-socráticos. Mas Tales é considerado até hoje como o primeiro. Em sua época, a religião explicava tudo que existia. Quando dois povos guerreavam, justificava-se como sendo graças ao deus da guerra. Quando acontecia uma tempestade, terremoto ou outro desastre natural, era culpa dos deuses, que estavam punindo as vítimas das desgraças. Mas Tales foi um revolucionário pois rompeu com tudo isso e tirou a civilização grega das trevas intelectuais (talvez ele tenha sido o primeiro Herege). Passou a ignorar os deuses e usar a razão para explicar o universo e tudo que ele via à sua volta. Você deve conhecê-lo pelo seu famoso teorema, para descobrir a altura das coisas com base em suas sombras.




Em seus estudos, conseguiu prever um eclipse solar total. Além disso, usando deduções meteorológicas, Tales preveu que as condições climáticas eram favoráveis para plantação de olivas. Então comprou várias prensas de azeitonas, e quando chegou a época de colheita, Tales enriqueceu alugando as prensas para os agricultores. Mas ele não fez isso por ganância. Queria apenas mostrar que as pessoas inteligentes, quando querem, podem ficar ricas, mas elas não fazem por humildade. Dizia que o universo era feito de água, pois nada sobrevivia sem ela. Por ironia do destino, morreu de sede e cansaço, mas não sem deixar um legado enorme para todos que viriam depois dele.  
Com certeza Tales foi um líder dessa revolução intelectual na Grécia Antiga. Durante a Idade Média, todo o conhecimento filosófico grego foi perdido, mas alguém o recuperou para nós... Foram os RENASCENTISTAS, que romperam com a igreja católica e seguiram o conhecimento baseado nos filósofos antigos. Então, depois de tales, o segundo nerd teria sido Leonardo Da Vinci?



Possivelmente o ser humano mais versátil da história, Leo Da Vinci nasceu na Itália em 1452, e ao longo de sua vida foi pintor, cientista, matemático, inventor, engenheiro, arquiteto, geólogo, botânico, escultor, poeta, e algumas outras ocupações. Muitos de seus desenhos são usados até hoje, e inspiraram invenções essenciais para a evolução intelectual humana. O helicóptero, avião, submarino, escafandro, tanque de guerra, calculadora, energia solar foram algumas de suas ideias.



Outra coisa que marcou muito em sua obra foi a anatomia. Dissecando corpos roubados de cemitérios, de maneira ilegal (Igreja católica não curtia), Da Vinci conseguiu fazer muitos desenhos que explicavam o funcionamento de músculos, posição de ossos, proporções corporais, etc. Foi além de tudo isso, uma pessoa completa. Seu talento para arte impressionava, tanto que sua obra como a Mona Lisa (La Gioconda) é aclamada como pintura mais importante da história. Leo, foi sem dúvida, um nerd. É isso que estamos querendo mostrar, mas continuemos explicando.


Poderíamos mostrar qualquer um dessas duas figuras célebres como o primeiro nerd da história. Mas e quanto ao homo erectus? O nosso ancestral mais inteligente foi aquele que dominou o fogo pela primeira vez, e descobriu que poderia espantar animais, assar alimentos. Tendo muita habilidade com pedra e madeira, eles criaram armas e ferramentas que possibilitaram a evolução, o que inclusive nos faz lembrar da cena célebre do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, na qual, através de um osso, o homem, ou seu ancestral, chega à "iluminação".




Ok. O homo erectus foi então, o primeiro, nerd, o primeiro nerd, geek, renascentista? Nunca saberemos com certeza quem foi o primeiro. Mas esses exemplos que demos, esperamos, vão abrir sua mente a respeito do que é ser nerd. Mais especificamente, um Renascentista.

Vamos direto ao assunto? Você já deve estar impaciente.

Essas foram pessoas que revolucionaram o mundo, e também poderíamos citar Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Hipátia, Al Farabi, Dante, Giordano Bruno, Galileu, Descartes, Hobbes, Newton, Montesquieu, Kant, Marx, Curie, Nietzsche, Edison, Einstein, Lamarr, Franklin, Hawking, Tereshkova, Dawkins, Adams. Ufa. Não é só isso. Os nerds sempre dominaram o mundo (muahahahaha). E também o revolucionaram. Essas pessoas acreditaram em algo que muitos em sua época ignoravam, rejeitavam. Eles foram além do que a sociedade em sua volta impunha. Não estamos dizendo que aquele aluno quietinho da aula, que sempre ficava no canto tendo ideias mirabolantes e com olhos brilhando por trás de seus óculos pisa em cima de você no futuro. Primeiro por que não sabemos se aquele aluno é ou não é um nerd. Estamos dizendo exatamente o contrário. Qualquer um pode ser nerd.

2 - Que termo é esse?


Nerd é uma expressão popular difícil de ser explicada. Primeiro por que é uma gíria, e gírias surgem de maneira tímida, e quando conquistam o mundo ninguém mais sabe de onde vieram. Segundo porque... Eu não pensei no segundo motivo. Porém, em todas as gírias, há sempre teorias para explicar sua origem. São essas:

Em seu livro If I Ran the Zoo (“Se Eu Dirigisse o Zoológico”), Theodore Geisel, clássico escritor de histórias infantis (aquele do grinch, 1 peixe, 2 peixes, peixe vermelho, peixe azul), descreveu um personagem chamado Nerd. Adivinhe? Ele era esquisitão.


Essa teoria é baseada no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets). Seus alunos costumavam praticar bullying com os que tiravam melhores notas, às vezes menos populares, chamando-os de knurd. Seria o contrário da palavra bêbado em inglês (drunk). O contrário porque, segundo os valentões, esses alunos não frequentavam festas, portanto não sabiam o que era ficar bêbado.


Nortel, a companhia canadense de telecomunicação, colocava no uniforme de seus funcionários da divisão Northern Electric Research and Development, a sigla N.E.R.D. Como muitos consideravam esses funcionários geniais, essa pode ter sido a origem do nome.

Também existe uma gíria no idioma inglês, nurt, para indicar pessoas malucas ou não muito atraentes. Essa palavra teria evoluído para nurd, e depois nerd.


3 - E Geek?

A palavra geek parece ter se originado do termo alemão geck, ou seja, bobo, almofadinha. Essa palavra foi usada em circos que exibiam atrações bizarras no século 20. Esses eventos eram chamados de geek shows.

4 - A diferença entre nerd e geek


Qual a diferença entre os dois termos anteriores? Alguns apontam que o nerd é ótimo em matemática, mas é antissocial, já o geek gosta de tecnologia, e é muito popular na escola, no trabalho e na vida. Mas, para nós, os dois termos simbolizam a mesma coisa. Que vamos falar agora (finalmente).


5 - Afinal, o que é ser nerd?


"Aquele garoto é um nerd, fica fazendo piadinhas sem graça e se gabando das notas de aritmética, merece mesmo ficar excluído". Você já ouviu essa frase? Já falou ela ou pelo menos teve a sensação de que alguém pensou dessa maneira? Então, ser nerd não é, necessariamente, ser superinteligente. Na nossa definição, o nerd é aquele que vai atrás de um assunto que ele se identifica. Você conhece todos os álbuns do The Animals, mas odeia história? Tem todas as action figures do batman e é o único que gosta de matemática em sua família?

 
Nerds sabem tudo sobre isso ^


Nerds buscam conhecimento no assunto que eles gostam, e não se obrigam a pesquisar sobre um assunto só por que todos sabem sobre aquilo. Nerds têm cultura, mas não é só por que todos gostam do artista x e odeiam o y, que ele vai mudar de opinião. Ou até pode mudar, mas ele vai mudar se ELE QUISER. Podemos pegar o exemplo de Thomas Edison. Ele ia muito mal na escola em matemática, mas não por isso deixou de ser o inventor com mais aparelhos patenteados na história (mais de 2000 invenções!!!). Stephen Hawking, pode ser considerado o maior gênio da atualidade, era um aluno relapso na escola, corrigia os professores, fazia piadas e levava broncas. Sofreu com esclerose, perdeu a voz, mas não deixou de escrever vários livros explicando para pessoas comuns conceitos astrofísicos complicados. Ou ainda René Descartes, que se alistou para o exército holandês aos 24 anos de idade. Ele nasceu com predisposição genética à tuberculose, e seu pai o privou do contato com outras crianças. Mas ele provou que tinha fôlego, se alistou, mas como era tímido e introspectivo, voltou pra casa para escrever seus livros revolucionários.
Ok, eles eram inteligentes. Poderíamos dizer que todas as pessoas tem inteligência absurda, só precisam descobri-la dentro de si. Mas não é necessário ser superinteligente para ser nerd. Basta ser revolucionário, renascer os conceitos de conhecimento, ultrapassar as barreiras do pensamento. Se você quebra os padrões da sociedade, rompe fronteiras que os outros constroem na sua frente, pode se juntar a nós. O que é ser Nerd? É ser Renascentista.


Se você quiser esclarecer suas dúvidas, comente, visite nossa página no facebook, ou mande um e-mail para nerdsrenascentistas@gmail.com, ou nerdleague@outlook.com



Por favor, comente qualquer erro que você perceber, critique, elogie, beba um café, e compartilhe nossa página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...