segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O Herege #4 - Ciência e Religião. Diferentes ou iguais?


As pessoas falam em ciência e religião como se fossem as duas coisas mais opostas que existem no universo. Qual delas devemos defender? Qual está realmente certa.
Afinal, porque nós viemos aqui quinzenalmente, falando sobre (ou melhor: avacalhando) crenças que todas as pessoas têm. Não, nós não estamos falando mal da crença em si, afinal, nenhum ser humano tem entendimento suficiente para saber o que é certo e errado. Nós viemos aqui sempre para contestar os dogmatismos. Dogmas são aquelas verdades "inquestionáveis" que as pessoas acreditam, tentam obrigar as outras a acreditarem, e odeiam de todas as formas possíveis e existentes no cosmos àqueles que descreem. E não pense que só existe dogmatismo apenas na religião. Também existe na ciência, quando alguém diz que sua teoria está certa e a outra está errada, embora não seja tão frequente quanto na religião.

Mas afinal, se não temos prova de nada que existe no universo, em que vamos acreditar? Religião, ou Ciência?



Mas e quem disse que elas são coisas opostas?

Em meu entendimento, Religião e Ciência são duas palavras distintas para definir algo em que acreditamos para satisfazer nosso instinto (absolutamente humano) de explicar tudo o que nós vemos. A diferença que podemos citar entre os dois termos, embora essas diferenças não se apliquem em todos os casos, eu acredito, é a seguinte. A ciência seria uma forma de ver o que é mais PROVÁVEL para definir qualquer coisa que tentamos entender, utilizando-se de cálculos para "comprovar" teses. Já a religião seria uma forma de de ver o que é mais AGRADÁVEL para nós definirmos as coisas que buscamos entender.

Esclarecendo: A Ciência é a religião da mente, e a religião é a ciência da alma.

Viu só? Profundo não? Se é tão simples, porque ainda há tanta discussão? Será que toda esse argumento está certo?
Para a terceira pergunta: Por que o ser humano tem a necessidade de mostrar que ele está sempre certo, que é superior, e que ele entende mais do que os seus semelhantes.
Para a quarta pergunta: Ninguém sabe nem ao menos se esse argumento está certo. Cabe a você concordar ou não, visto que só sabemos de uma coisa. A única certeza no universo é que os humanos não podem ter certeza de nada.


É para acabar com as discussões e dogmas que criamos uma religião própria. Seria mais como uma doutrina (Nerds Narcisistas: O Retorno), que prega que toda a crença pode ou não ser real, mas que ninguém tem provas contra ou favor, e o efeito da fé de cada um depende da visão peculiar individual e da força com que cada pessoa acredita. Vamos parar por aqui para não confundir ninguém mais ainda. Na próxima edição explicaremos melhor, com um texto de nosso colaborador.


- texto por: Pato Épico





Por favor, comente qualquer erro que você perceber, critique, elogie, beba um café, e compartilhe nossa página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...