Ao longo dos anos, geralmente surgia no mundo um gênio militar, estrategista, um ditador expansionista ou um general obcecado por poder, para dominar centenas de povos, culturas e milhões de quilômetros quadrados de terras. Quase sempre quem ficava no caminho deles experimentava a fúria incontrolável dos exércitos do conquistador e um verdadeiro inferno na terra.
Agora você vai conhecer alguns dos maiores e mais eficientes conquistadores da história, por área conquistada e/ou influência.
BASE
Hernán Cortés
Esse líder espanhol chegou na região do atual México, com a intenção de destruir o poderoso Império Asteca de Montezuma II. Os Astecas tinham se tornado, ao longo dos anos, uma sociedade poderosa, muito influente na América, possuidora de muito ouro. Porém Hernán, com cerca de quinhentos homens e excelente estratégia militar, conseguiu derrotar e dominar os nativos. Os fatores decisivos para a vitória dos espanhóis foram: Eles tinham cavalos (até então desconhecidos por qualquer nativo americano), armas de fogo, apoio dos povos inimigos dos astecas, além de várias doenças às quais os astecas não tinham proteção.
Período: 1519 - 1547
Área conquistada: 815.850 km²
Carlos Magno
Esse, que foi considerado o maior dos reis francos, expandiu o reino e o transformou no Império Carolíngio, que ocupava a Europa central (atualmente França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Áustria, etc.). Conquistou a Saxônia, a Baviera e a Lombárdia. Mas sua maior glória foi a Renascença Carolíngia e a Reforma Educacional. Na primeira, houve um resgate das artes, cultura e religião, viabilizado pela Igreja Católica. na segunda, Carlos investiu fortemente na educação em seu reino, recuperando o conhecimento romano. As escolas, que funcionavam junto a mosteiros ou igrejas, educavam tanto filhos de plebeus quanto filhos de nobres.
Área conquistada: 1.112.000 km²
Francisco Pizarro
Se Hernán Cortés dominou o Império de Montezuma com cerca de 500 homens, Pizarro fez um estrago lá pelo Peru, quando conquistou o Império Inca, com pouco mais de 180 homens. Ele teve ajuda de uma séria crise política no Império, acompanhada de uma guerra civil em grande escala. Armando uma emboscada, Francisco e seus soldados capturaram o líder Inca, Atahualpa, e assim conquistaram o poderoso império expansionista que ia da atual Colômbia, até a argentina.
Período: 1529 - 1541
Área conquistada: 1.243.200 km²
Napoleão Bonaparte
Foi Imperador da França durante os
últimos anos da Revolução Francesa. Uma das figuras mais emblemáticas da
político, esse gênio estratégico dominou Holanda, Suíça, Espanha,
Itália, resumindo, uma boa parte da Europa central. Um de seus maiores
méritos foi o Código Civil Napoleônico, que dava mais direitos e
"liberdade de expressão". Seu arqui-inimigo era a Inglaterra, que
derrotou a França diversas vezes. Napoleão foi preso na Ilha de Elba
após uma invasão da Rússia à França, conseguiu escapar, e depois fio
novamente preso na Ilha de Santa Helena, onde morreu.
Período: 1799 - 1815
Área conquistada: 1.864.800 km²
NÍVEL 3
Átila, o Huno
Apelidado
de Flagelo de Deus, ele foi o maior terror do Império Romano, chegando a
quase tomar Constantinopla e fazer alguns imperadores fugirem de medo.
Os Hunos inicialmente eram apenas nômades que viviam às margens do
Volga, na atual Rússia. Contavam com um grande exército, composto boa
parte por povos conquistados obrigados a lutar. Tinham um apetite
insaciável para a guerra, e a eficácia do arco huno. Quando Átila
morreu, aparentemente de uma bebedeira, os hunos perderam o poder, não
deixando muitas heranças culturais.
Período: 434 - 453
Área conquistada: 3.755.500 km²
Ciro, o Grande
Seu domínio foi tão bem-sucedido na época por causa de sua generosidade com os povos conquistados. Ciro, primeiro imperador persa,muitas vezes colocava "inimigos" em cargos administrativas em seu próprio império. Ele não permitia que a cultura de um povo morresse, mantendo intactos seus templos. Até então, não se havia conhecido maior império do que o Persa, engenhosamente dirigido por Ciro II. As áreas governadas iam do Cáucaso à Arábia, da Turquia ao Afeganistão, incluindo parte da Índia.
Período: 559 - 530 a.C.
Área conquistada: 5.413.100 km²
Tamerlão
Timur, que mais tarde virou Tamerlão, acreditava ser descendente de Genghis Khan e queria restaurar o Império Mongol. Chegou perto, criando o grande Império Timúrida. Ficou conhecido por sua inteligência e crueldade. Em cada cidade que passava, variava as atrocidades, entre enterrar vítimas vivas, cimentá-las, pisotear, obrigá-las a se atirar de penhascos e por aí vai... Montava torres com os crânios dos inimigos, e construía templos para ele mesmo com materiais saqueados de outras terras. Decidiu invadir a China, mas não resistiu ao frio da região. Seu império morreu com ele.
Período: 1370 - 1405
Área conquistada: 5.555.500km²
NÍVEL 2
Adolf Hitler
A figura mais odiada do mundo deu início à Segunda Guerra Mundial, conquistou Polônia, Áustria, Tchecoslováquia, parte da França, e até parte da África. Só falhou ao tentar invadir a União Soviética, perdendo várias tropas no frio do país. Tido como gênio do mal por alguns, o líder do partido nazista rapidamente ascendeu ao poder, tornando-se ditador. Perseguiu judeus, ciganos, homossexuais e outros grupos em defesa do seu ideal de superioridade ariana.
Período: 1938 - 1945
Área conquistada: 3.548.300km²
Alexandre, o Grande
Príncipe e Rei da Macedônia, Alexandre Magno nunca perdeu uma batalha. No início de sua vida, ele foi educado pelo grande filósofo Aristóteles, prova de que ele teria um futuro glorioso. E teve. Conquistou terras da Europa até a Ásia Menor, difundiu a cultura grega pelas terras conquistadas, além de disseminar o uso de moedas. Era imbatível no campo de batalha, utilizando a formação de falanges, catapultas rudimentares e ótimas estratégias militares. Sua vida sempre foi cercada de diversas lendas. Seus súditos contavam que ele havia conseguido desatar o nó Górdio, aparentemente impossível de se achar a ponta, e domar um cavalo furioso chamado Bucéfalo.
Área conquistada: 5.646.200km²
TOPO
Genghis Khan
Ele chegou perto de dominar o mundo. Quando nasceu numa pequena tribo mongol, se chamava Temujin. Aos 9 anos, se tornou líder da tribo, e foi ascendendo, dominando outros grupos. Ao derrotar um antigo amigo de infância fazendo seu exército parecer maior, Temujin adotou para si mesmo o título Genghis Khan. Invadiu Europa, Oriente Médio e ultrapassou a Muralha da China para dominar o país. Suas tropas eram temidas por conseguir atirar flechas a meio quilômetro de distância, mesmo sobre um cavalo. Queria expandir o Império Mongol com base no comércio, mas quando usava a violência, não tinha pena dos povos conquistados. O líder que exterminou um terço da população mundial (cerca de 60 milhões na época), não construiu o maior império da história - perdendo, entre outros, para o Império Britânico. - mas foi o ser humano que mais fez estrago munido de geniais estratégias militares, bravura e nenhuma piedade.
Período: 1206 - 1227
Área conquistada: 12.857.400km²
Gráfico:
Por ordem cronológica:
- Ciro, o Grande - Séc. VI a.C.
- Alexandre, o Grande - Séc. IV a.C.
- Átila, o Huno - Séc. IV
- Carlos Magno - Séc. VII e VIII
- Genghis Khan - Séc. XIII
- Tamerlão - Séc. XIV e XV
- Hernán Cortés - Séc. XVI
- Francisco Pizarro - Séc. XVI
- Napoleão Bonaparte - Séc. XVIII e XIX
- Adolf Hitler - Séc. XX
Por território conquistado (km²):
- Genghis Khan - 12 milhões
- Alexandre, o Grande - 5 milhões
- Tamerlão - 5 milhões
- Ciro, o Grande - 5 milhões
- Átila, o Huno - 3 milhões
- Adolf Hitler - 3 milhões
- Napoleão Bonaparte - 1 milhão
- Francisco Pizarro - 1 milhão
- Carlos Magno - 1 milhão
- Hernán Cortés - 800 mil
Por favor, comente qualquer erro que você perceber, critique, elogie, beba um café, e compartilhe nossa página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário