quarta-feira, 1 de março de 2017

Eureka #8 - Os distúrbios do sono mais conhecidos

Distúrbios do sono bizarros e curiosos




Hoje no Eureka! Vamos falar sobre os distúrbios do sono mais conhecidos ou pelo menos os mais vividos. Apenas mostraremos informações como: Sintomas, causas e descrever como o tal age no cérebro e/ou no corpo. Então chega de enrolação, mas antes de iniciarmos vamos esclarecer o que é parassonia e dissonia, e caracterizá-los durante os distúrbios citados. 

 

PARASSONIA

Caracteriza-se por movimentos anormais durante o sono, ela está dividida entre o distúrbio comportamental do sono REM - Rapid eye moviment (Rápido movimento dos olhos), a parte onde os sonhos são mais vividos - e do sono profundo. 

DISSONIA

Este está relacionado a fatores psicológicos, diferencia-se da Parassonia, pois refere-se a transtornos mentais. E isso dificulta sua vida durante o dia também. De volta ao assunto. 



PARALISIA DO SONO (parassonia)


"Você acorda e abre os olhos, tenta se mexer e não consegue. Tenta virar o pescoço e falha, sente um forte peso no peito". Se você já passou por isso sabe como é horrível. Algumas pessoas apresentam sintomas piores que esse começam a ver e sentir "espíritos" ou até "sombras". Vamos entender isso. 




O fato de você acordar e não conseguir se mexer está relacionado a uma parte natural e profunda do chamado sono REM. Aqui conseguimos lembrar dos nossos sonhos, partes, e nossos músculos não se contraem, além de ficar num estado de alerta, ou seja, você acorda e está incapacitado de se mover. Isso acontece por causa do seu cérebro que ainda acha que você está dormindo - quando você acorda está na sua cama porém não no mesmo lugar, então você entra no estado de hiper-alerta. Agora vem o pior, como seu cérebro acha que você está dormindo ele o faz participar do sono criando alucinações, que variam de pessoa a pessoa, mesmo estando lúcido. Por conta disso, acaba sendo uma experiência um tanto apavorante, estudos apontam que todas as pessoas vão passar por uma paralisia do sono até duas. Pode relaxar, que as alucinações acontecem com algumas pessoas apenas, mas torça que não seja com você. 


Antigamente, achava-se que a paralisia do sono era provocada por um demônio que ficava parado sobre seu peito, sufocando-o.


As possíveis causas da paralisia estão relacionadas: A irregularidade do sono (menos de 6 horas de sono), remédios para dormir e altos níveis de cansaço. 

SONAMBULISMO (parassonia) 


O clássico, caracterizado por um vai e vem pela casa até atos bizarros como urinar e comer enquanto esta inconsciente. (Houve casos de pessoas que cometeram assassinatos enquanto dormiam)... Não se sabe a causa desse distúrbio, contudo os fatores que podem ajudar a causá-lo são: 

*Febre 
*Genética (caso alguém em sua família já teve um caso de sonambulismo, é possível que você tenha também) 
*Idade (Mais comum em crianças) O sonâmbulo raramente se comunica com outras pessoas. É possível, ao contrário do que muita gente pensa, acordar o sonâmbulo durante o processo, porém é preciso fazer isso com cautela, pois a pessoa pode ficar confusa e violenta. 
 

TERROR NOTURNO






Pode ser definido basicamente como acordar gritando. Ele ocorre após o primeiro REM acompanhado por movimentos corporais violentos, podendo até ser confundido com sonambulismo, e aumento da frequência cardíaca. Geralmente é difícil a pessoa lembrar do ocorrido, visto que depois de tudo ele volta a dormir. As causa pode estar relacionada a medo, ansiedade e até efeitos traumáticos da infância. A maioria dos casos é registrado na infância. Um tratamento bom e recomendo é ser hipnotizado, ou, alternativamente, manter uma rotina de sono saudável, e evitar comer alimentos de difícil ingestão. 

APNEIA DO SONO (dissonia) 


Esse é o distúrbio que a maioria das pessoas tem, pode ter certeza disso, ele é caracterizado por a pessoa simplesmente parar de respirar, por alguns segundos, várias vezes durante o sono. Sabe aquela sensação, de quando você está quase dormindo, cai no sono e, de repente, acorda assustado e com um peso no peito, como se tivesse ficado um longo tempo segurando a respiração e depois soltasse? Isso pode ser um alerta do seu cérebro, indicando algum tipo de apneia. Existem dois tipos e dos mesmos podem surgir insônias, ronco alto, e déficit de atenção.

  • APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO 


É a mais comum, ela ocorre quando as vias respiratórias se fecham, por conta dos músculos da garganta que relaxam, isso faz com que falte oxigenação no sangue, baixando drasticamente, então é enviado um sinal que faz com que você desperte do sono, brevemente, isso acontece várias vezes. Durante esse processo a pessoa produz um ronco alto ou barulho de sufocamento. Sua causa pode ser devido a obesidade (depósitos de gordura em torno de vias aéreas superiores podem obstruir a respiração), expansão das amígdalas, entre outras. O tratamento pode ser uma cirurgia na cavidade nasal. 

  • APNEIA DO SONO CENTRAL 


A apneia do sono central é muito menos comum e ocorre quando o cérebro não consegue transmitir sinais para os músculos da respiração. Normalmente a pessoa acorda com falta de respiração. Assim como ocorre com a apneia obstrutiva do sono, aqui a pessoa também pode apresentar sonolência durante o dia. Esse distúrbio pode ser devido a um AVC - Acidentes Vascular Cerebral - e insuficiências cardíacas. Todas as pessoas podem apresentar uma apneia do sono, desde crianças a adultos.

 

Você tem ou já teve algum desses distúrbios? Gostou da matéria, achou algo interessante, ou odiou tudo. Achou algum erro? Por obséquio, comente abaixo.













Por favor, comente qualquer erro que você perceber, critique, elogie, beba um café, e compartilhe nossa página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...