sábado, 27 de agosto de 2016

PRINCIPAL - A Ciência dos Super-Heróis

A Ciência dos super-heróis

Desde os anos 40, quando os super-heróis começaram a surgir, eles não passavam de figuras coloridas em papel comum de baixa qualidade reunidas em algumas páginas e vendidas por centavos. Mas nessa época eles já eram idolatrados. Hoje em dia, com uma revista em quadrinhos custando o preço de um livro de capa dura, com os super-heróis chegando aos cinemas com tudo, uma camiseta com o símbolo do seu herói favorito em cada arara de cada loja de cada shopping de cada cidade do mundo. É, os heróis estão realmente em alta, e nunca deixaram de estar. Mas e alguém já parou para pensar: E se fosse real? E se algum cientista pudesse criar super-poderes de verdade? E se você pudesse ver um desses heróis voando pelas nuvens da janela de sua casa? Mas é óbvio que toda pessoa já se perguntou isso alguma vez na vida! E, por isso mesmo, estamos aqui para satisfazer sua curiosidade, pelo menos um pouco.

1- Estragando sua infância 

 A maioria dos heróis que você imitava na sua infância não poderia existir. Começamos com o Wolverine:

1.1 - Wolverine





O mutante das garras ultra-afiadas é um dos mais desafiadores de explicar. Primeiro vamos analisar o fator de cura. Nos quadrinhos, o carcaju regenera ferimentos em segundos, sem fazer nenhum esforço.



1.1.1 - Fator de cura



Mas até que ponto a regeneração, que o ser humano tem por natureza pode ser possível? Vamos dizer que Wolverine possa realmente regenerar partes do corpo em instantes. Para isso, ele precisa de oxigênio, essencial para a produção de energia do corpo. Ele teria que respirar muito mais rápido e comer muito. Falando da possibilidade de recriar a regeneração celular: Os cientistas apostam nas células-tronco, que em teoria podem assumir a função de qualquer tecido. Mas nada de reconstruir um braço ou se recuperar de um crivo de balas. O máximo que já foi feito até hoje foi curar corações doentes com células-tronco da medula óssea. O maior obstáculo é o fato de este tipo de célula poder causar câncer. 

1.1.2 - Garras



Wolverine tem garras de metal, e como fazer esta lâmina cortar qualquer coisa? O material mais duro é o diamante, que pode riscar qualquer outro material. Mas ele não pode ser transformado em uma lâmina, e se quebra com impacto. A propriedade que faz os metais serem resistentes é a estrutura de suas moléculas, que formam cristais. O carbono tem uma molécula que se infiltra nos cristais de ferro e o deixa muito mais resistente, compondo o aço. O aço é a saída para as garras. É o metal das katanas (espadas samurai). Por dentro dessas espadas o aço tem menos carbono, para ser mais flexível e não se quebrar. E por fora tem mais carbono, fazendo a lâmina ser mais rígida e afiada. Esse tipo não corta qualquer coisa, e obviamente não é possível implantar no antebraço. Mas já serve para se aventurar no cosplay.


 1.2 - Homem de ferro

Pode existir um exoesqueleto que realiza tantas tarefas ao mesmo tempo gastando a mesma quantidade de energia que o Homem de Ferro gasta? E ainda ser estilosa como ela é?
 














1.2.1 - Reator ARC


No universo do vingador dourado, a fonte de energia limpa e infinita da armadura é um reator de fusão fria. A fusão nuclear é um processo físico no qual um átomo pequeno é unido com outro. Isso acontece em temperaturas elevadas, por isso fusão nuclear a frio é um processo inviável. O ideal é explorar outras opções de energia para projetar um exoesqueleto. 



1.2.2 - HUD

O Head-Up Display é um dispositivo ou um conjunto de dispositivos de realidade aumentada que permite que se acessem informações sem perder o foco de visão. Essa tecnologia começou a ser usada na aeronáutica, e não é nenhum mistério para o Homem de Ferro. O que pode ser mais difícil é o controle mental. Tony Stark consegue controlar todas as funções da armadura apenas pensando no processo. Hoje podemos controlar mini robôs com nossos impulsos nervosos detectados por eletrodos ligados à cabeça, mas pensamentos mais complexos ainda são um sonho. 




 1.3 - Superman

Ok, para o herói que cunhou o termo super, há de se esperar alguém bem super, não? Pois bem, é bom você não ter muita esperança, pois o Super-homem não é algo que a gente pode ver todo o dia.



1.3.1 - Superforça e voo


O Super-homem vem de um planeta cuja gravidade é incrivelmente maior que no planeta terra. Se lá ele tem uma mobilidade normal, aqui se torna muito mais fácil levantar massas maiores e saltar. Voar é uma capacidade impossível para qualquer indivíduo com anatomia humanoide. Mas ele poderia saltar muito alto e levantar peso com facilidade. A prova é que nós humanos, na Lua, poderíamos levantar um objeto de massa 6 vezes maior com mais facilidade e saltar até 5 vezes mais alto.  


1.3.2 - Visão de Calor 


Super-Homem precisaria de uma estrutura gigante com espelhos para criar um laser e sair cortando pedras por aí. Há quem diga que a visão de calor poderia ser feita de micro-ondas emitidas por um aparelho implantado, mas existe um problema.
Essa radiação só aquece moléculas de água, e não pode cortar qualquer material. 



1.3.3 - Superaudição

Em várias representações Superman escuta chamados a vários quilômetros de distância, em alguns casos escuta a muitos anos-luz, em um ponto distante no espaço (o som não se propaga no vácuo, em nenhuma ocasião). Mas uma possível superaudição não se trata de ouvir ruídos cuja origem está muito longe do lugar da audição, mas sim de escutar frequências que o ser humano não escuta, como muitos animais fazem. Para ter uma maior capacidade auditiva, é preciso ter ouvidos maiores que ampliam a onda sonora, mas o tempo de reação para atender a um pedido de socorro limita-se pela velocidade do som, de aprox. 1200 km/h. Ou seja, é impossível escutar um chamado do outro lado do mundo e reagir instantaneamente.



 1.4 - The Flash






Esse nome é sinônimo de velocidade absurda. E se é absurdo, adivinhe: Ele é o super-herói mais absurdamente impossível.


"Flash tem a capacidade de vibrar suas moléculas, viajar entre dimensões, intangibilidade, criar tornados, fator de cura, subir paredes, correr sobre a água, dar um soco de hipermassa, prever o futuro, caminhar sobre as nuvens, raciocínio ultrarápido, ver os movimentos mais lentamente e escutar os sons em velocidade normal, anular o atrito do ar, quebrar a velocidade da luz e rasgar o espaço-tempo. Depois de tudo isso não é preciso falar que Flash é o herói mais incoerente de todos, mas você vai entender em seguida."



1.4.1 - Supervelocidade (acima da velocidade da luz)



O recorde de velocidade humana foi 43,9 km/h, e essa velocidade incrível depende da força aplicada no chão pelos pés, que atuam como molas. Pesquisadores acreditam que com os avanços em treinamento e ganho de massa muscular poderemos bater este recorde logo, mas nada tão rápido quanto o nosso super-herói aqui. Já a velocidade mais alta registrada para um mamífero terrestre foi de 98,2 km/h (um guepardo). Está claro que flash tem um tipo de habilidade sobre-humana, talvez “sobre-mamífera”. Como ele poderia vencer, então a velocidade da luz? Para pelo menos alcançá-la, usando a suposta vibração das moléculas, toda sua massa deveria ser transformada em energia pura (ele então se desintegra). Essa reação resultaria em alta liberação de energia, maior que uma explosão atômica.

Segundo Einstein e sua Teoria da Relatividade Restrita, a velocidade da luz é uma constante cósmica, e nada no universo pode viajar mais rápido do que isso. Nas HQs, flash descobre uma partícula (batizada de táquion) que justamente viaja a uma velocidade maior. Coincidentemente, em 2011, cientistas do laboratório CERN, em Genebra, relataram ter registrado partículas subatômicas que viajaram à Itália em 60 nanossegudos inferiores ao atraso da luz, que podem mudar os conceitos da física moderna. Isso não prova que flash poderia realizar esta façanha, visto que ele é humano.


 2-A esperança é a última que morre!!




 2.1 - Batman

 



Ahá, pensou que iríamos destruir seus sonhos? Muito pelo contrário, a esperança da humanidade é justamente o herói mais amado de todos, o Homem Morcego


"Ele não tem poderes, mas isso não o impediu de se tornar um excelente atleta, detetive, escapista e lutador, apenas para impedir que sua triste história se repetisse na sua cidade sem lei. Assim se tornou um símbolo de superação, combate ao crime, e acima de tudo, justiça."



2.1.1 - O medo

 



Os seres humanos sentem medo naturalmente. É um mecanismo que nos protege de ameaças. E o medo também é uma arma que faz até mesmo o mais poderoso dos inimigos recuar, e é talvez por isso que Batman seja considerado um herói imbatível.

Quando algo nos assusta, o cérebro recebe uma descarga de adrenalina, que faz com que ele priorize os mecanismos para escapar da ameaça potencial. Em uma situação de risco o estímulo neural vai direto do tálamo (que pressente o perigo) à amígdala (que alerta o corpo). Esta corrente neural nem mesmo passa pela região do cérebro responsável pelo raciocínio. Se o Cavaleiro das Trevas amedrontasse o criminoso tantas vezes, iria deixá-lo desorientado e com danos mentais, visto que este estímulo conhecido como “susto” desgasta o cérebro por ser tão veloz e eficiente. Geralmente o reflexo vem seguido do raciocínio, assim o cérebro avisa à amígdala que não precisa se preocupar com a ameaça. Se o pavor for realmente intenso, a pessoa não terá tempo de raciocinar.

Voltando aos mecanismos de escape, o coração dispara, aumentando o fluxo sanguíneo. Os músculos ficam rígidos e as pupilas se dilatam para melhorar a visão. Então o cérebro desliga sistemas menos importantes, pois volta todas as atenções à ameaça. Estas são as respostas de luta ou fuga. Quando o medo é muito grande reconhecemos ser incapazes de lutar e corremos.











Por favor, comente qualquer erro que você perceber, critique, elogie, beba um café, e compartilhe nossa página.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...