sábado, 18 de fevereiro de 2017

O Herege #9 - Teorias sobre o universo

 Infinitos Hamlets


Esses dias estava pensando como as pessoas refutam tão rápido algumas possibilidades. "Nunca vai funcionar", ou "É impossível", elas dizem. Curiosamente isso me leva a pensar na escala macroscópica e em como o universo se comporta. Será que não é possível existir um planeta que é um ser vivo? Uma estrela feita de gelatina? Qualquer dessa coisas estranhas que nós, mentes insanas, pensamos do nada? A minha teoria é que, se o universo for finito, pode ser que sim, pode ser que não. Mas se ele for infinito? Então, pela lógica, com certeza existe. "Não, isso é impossível, as leis da física não permitem que qualquer corpo celeste seja feita de gelatina, por que gelatina é um elemento orgânico.". Aí estão as pessoas refutando novamente.

Mas e se nós pensarmos que muito longe, existe um buraco negro que leva a outro universo cujas leis são completamente diferente? É justamente a infinitude do universo que me leva a pensar que essas pessoas podem estar erradas, e que é tudo é possível. Mas então é possível que elas estejam certas? É possível que nada seja possível? O universo, na minha visão, é um eterno paradoxo, onde sim, tudo é possível. 

Essas ideias loucas vieram do teorema do macaco infinito. Ele diz o seguinte: Se existe um espaço infinito, com infinitos macacos, todos eles batendo em teclas aleatórias de máquinas de escrever por um tempo infinito, qual é a probabilidade de pelo menos um deles escrever a obra completa de Shakespeare? Os mais engraçadinhos poderiam dizer: "0%, porque macacos não sabem escrever!". Mas a resposta não é essa. Na verdade, como o tempo, o espaço e os macacos são infinitos, então a probabilidade também é infinita.




Pode parecer difícil de entender, pois infinito é uma coisa complicada com a qual nós não queremos queimar neurônios. Mas pode também ser simples. Macacos não sabem escrever, mas se eles datilografarem aleatoriamente, pelo menos um deles, ao acaso, vai ter escrito todo o Hamlet. Porque eles simplesmente são infinitos!

É uma ideia um tanto agradável, por que todos podem acreditar no que quiserem, se todas as possibilidades imagináveis e inimagináveis existem concomitantemente.

Agora, se o universo for realmente uma bolha com limites num Vazio eterno, e com tempo de existência, determinado, então, desconsidere tudo que eu disse aqui. E acima de tudo, obrigado se você chegou até aqui lendo meus devaneios. 





Por favor, comente qualquer erro que você perceber, critique, elogie, beba um café, e compartilhe nossa página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...