quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Escudo do Mestre #5 - O que torna um personagem de RPG memorável?

O que torna um personagem de RPG memorável?

 




Nessa seção do blog comentamos muito sobre a mestragem, já apresentamos o básico do RPG e sobre como jogá-lo. Mas agora nos entra a questão do que exatamente faz uma seção ser boa? O que faz aquela rica historia ser tão interessante? Ou o assunto de hoje, o que faz os personagens serem interessantes?
 
Bom, não é necessário ser um cineasta ou o poço de ideias maravilhosas para criar um personagem memorável, muitos usam o RPG como um meio de sair da realidade por um tempo e se divertir por isso criam aventureiros que espelham às vezes aquilo que eles querem ou poderiam ser. Ao invés de uma tarde olhando para o nada você pode junto com seus amigos atravessar a floresta dos esquecimentos vivos ou enfrentar o terrível dragão do deserto sussurrante. Mas em meio a batalhas de guerreiros e mundo que colidem o que faz de um herói tão pequeno, tão marcante em meio a guerras grandiosas?



Vamos pegar de exemplo alguns personagens conhecidos dos quadrinhos, o Homem Aranha por exemplo. Ele não é tão poderoso quanto alguns heróis e tem um poder um tanto quanto diferente, apenas pense em o quão bizarro ter poderes de aranha realmente é, mesmo na bizarrice o personagem ainda é incrível, ele é divertido e traz problemas que todos nós temos. Ele sofre bullying, já pegou um resfriado enquanto tava saindo com a mina, passa por todas essas coisas embaraçosas e até engraçadas, mas que faz com que nós consigamos entender o personagem e sentir suas emoções, nós rimos quando ele ri e choramos quando ele chora, isso porque ele construiu uma conexão com quem o lê ou assiste, mesmo tendo um poder ridículo e uma ideia estranha ainda assim ele consegue por toda sua estrutura emocional e sentimentos fazer com que apesar de um personagem ficcional ele ainda tem muita importância para quem torce pra ele vencer.



 

Outro exemplo agora bem distinto é o Superman, muitos o odeiam por completo afinal de contas qual a graça em alguém que nunca vai se ferir? Ele não tem que quebrar limites, é todo perfeitinho e sempre faz o que é certo. Qual a graça nisso? Bem, se ele realmente fosse um personagem tão horrível ele já teria sido extinto por completo. O que torna Superman um personagem memorável é sua filosofia e eu sei o quão chato deve ser você pensar que a melhor parte de um personagem é apenas um monte de ideias que você não quer saber, mas tente pensar sobre, ele nasceu sem poder ter tocado o rosto de sua mãe ou segurado a mão de seu pai, ele chegou a terra visto como um estranho, mas foi adotado por aqueles de bom coração que não possuem preconceitos e se preocupam até mesmo com alguém que eles não conheçam.



 
Depois de um bom tempo Superman teve de aprender a controlar seus poderes, pois ele tinha um destino maior. Eles nos mostrou que todos nós temos um potencial enorme e podemos explora-lo, ele é só um garoto de fazenda sem nenhum treinamento tático em combate, mesmo assim ele enfrenta ameaças cósmicas para defender a humanidade que o criou quando ninguém mais podia. Mesmo quando todos dão as costas a ele e tudo parece perdido ele ainda ergue a cabeça para lutar pelo o que é certo. 



E esse dois personagens que citei o que eles tem de memorável? Eles inspiram. Eles são marcantes pois representam algo e são algo. Alguns personagens como o Coringa ou Darth Vader são símbolos da vilania, outros como Homem De Ferro e Batman representam a superação da falta de poderes através da inteligência e paciência. Todo personagem é limitado por algo, mas ainda consegue criar um meio de chegar ao topo ainda tendo dificuldades.

Seu personagem em RPG não precisa ser engraçado como o Homem Aranha e nem tão bondoso quanto Superman, mas se quer com que ele seja lembrado faça com que ele esteja vivo, faça com ele lute mesmo quando tudo cai, faça com que ele tenha algo chamativo e que nos lembre de algo que sempre vemos. Não precisa ser um herói sério com um símbolo de esperança no peito. O Lobo é personagem que adoro, mas ele é apenas um louco que mata tudo que vê pela frente, porém ele também é divertido e sofre de problemas que ate nós sofremos, mesmo ele tendo uma capacidade de vencer qualquer um.




Então como você faz um personagem memorável? Simples apenas viva ele e construa algo que o torne diferente, você pode criar heróis magníficos.
O RPG é o mundo onde tudo pode acontecer, uma galinha pode ser um mago e um pote de requeijão um ciborgue do futuro, então explore esse mundo e se divirta com os resultados.





 

Por favor, comente qualquer erro que você perceber, critique, elogie, beba um café, e compartilhe nossa página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...